https://www.youtube.com/watch?v=2TKimi_bKL8&feature=youtu.be
A musica de trabalho se chama "A estação das flores", e fiz um video.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
Meu grande amigo Flavio me visitou no dia de
ontem, como em um chamado espiritual..., e veio me visitar e
disse...quero gravar as linhas de baixo, e eu disse, será um disco
curto, entre nove dez musicas, é um disco bucólico rural, quase
romântico, mostrei a ele as faixas "Tudo foi vencido" e
ele disse haha...musica gospel..., linda..linda...linda canção...,
quer dizer..quero dizer...fiquei cantarolando e batucando marcando os
tempos e mostrando a linha melódica e ele disse..."Putz...que
musica linda..." e depois mostrei uma canção antiga que já
está pronta e será apenas assim..."O Sol"..hehe tem
tantas musicas que se chamam apenas de o sol..., mas a minha diz
assim..., não vou dizer é segredo, é tão linda e trata da
separação e de continuar querendo bem e velando o outro a
distancia.
Mostrei também uma canção que considero, quer
dizer..quero dizer...eu gosto muito, é uma musica antiga e é o que
me mantem neste trilho, nesta maldita trilha doentia, escrevo sobre
os desvalidos, meus ídolos são os fracassados, os poetas as almas
que se perderam e se desgarraram e ainda assim conservaram em si um
tipo de sanidade, eu sou o maior admirador do surrealismo de André
Breton e da insanidade de Antonin Artaud eu venero de todas as
maneiras toda a poesia de Rimbaud e toda beleza do canto de Gerard D
Nerval..., mostrei ao Flavio algumas faixas e ele fez o seguinte
comentário...- Em que pé está? e eu disse..., fiz o mais difícil,
já gravei as bases e já fiz e defini os andamentos e ele
disse...bom...vamos mudar as coisas, o que você acha de eu trazer o
meu baixo e gravar com ele, quero gravar as linhas de baixo e eu
disse, bom, pode ser, porém já gravei e já bolei os arranjos e
enfim...o meu baixo é acústico e gravo tudo microfonado, dá até
para escutar meus dedos nas cordas e acho lindo, já o baixo do
Flávio é elétrico e dá uma outra dinâmica, pois me atrai e muito
o som orgânico mas nada impede de a gente fazer coisas mais
elétricas e mais diretas, vamos ver, estou entusiasmado e já bolei
a capa do disco e o nome e disse a minha mulher que disse...é legal,
mas não liga as musicas a nada é meio vago, mas é bom....é um
nome muito bom, é sereno.
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Flavio Bittencourt
Sinceros agradecimentos a Flavio Lucas Bittencourt que participou de forma ativa e exaustiva das gravações e mixagem dos dois discos "O velho e o novo" e "Musicas para bailar", ajudou por exemplo a gravar todas as bases e a definir todos os andamentos, são dele todas as linhas de contra baixo e todas as linhas de guitarra solo, o restante dos instrumentos fui eu quem tocou.
As canções, todas elas possuem um tipo de vida e uma sobre vida e ainda que as vezes a gente não consiga captar ou mesmo gerar a essência do sentimento que a gente queria, ainda assim as canções, algumas delas sobrevivem ao tempo, sobrevivem a passagem do tempo, e é o caso destes dois discos, que considero "O Velho E O Novo", considero grandioso e belo ao passo que "Musicas Para Bailar" é um disco mais simples e mais direto, menos elaborado na parte de arranjos de cordas, porem mais elaborado nas camas de teclados.
A parte mais complicada da gravação de uma musica vem a ser a parte de execução e definição de andamento, feito isso todo o restante aguarda sorridente e pacinte para que cada coisa vá para o seu devido lugar.
Ao se perceber ou descobrir o pulso exato tudo o mais se encaixa e até o cantor em alguns casos pode parecer um velho crooner, ao não acertar o pulso e em alguns casos até mesmo o tom, bom ai nem o cantor consegue cantar ou canta sem vida sem paixão pois o próprio as vezes desconhece o pulso e não entra, não encaixa., não sei explicar muito bem, mas posso dizer que hoje em dia toco até gaita ao contrário e em tom diferente e encaixa perfeito, mas quando não encaixa tudo o mais rola sem vida e sem paixão, é não conseguir transpor a barreira que separa o que se pode tocar e o pensamento, mais ou menos isso, tá meio esquisito mas é um tipo de truque, um tipo de mágica que alguns malandros conseguem fingir que sabem muito bem.
Modulando alternadamente na lira Orféica,
Os suspiros da santa e os gritos feéricos.
As canções, todas elas possuem um tipo de vida e uma sobre vida e ainda que as vezes a gente não consiga captar ou mesmo gerar a essência do sentimento que a gente queria, ainda assim as canções, algumas delas sobrevivem ao tempo, sobrevivem a passagem do tempo, e é o caso destes dois discos, que considero "O Velho E O Novo", considero grandioso e belo ao passo que "Musicas Para Bailar" é um disco mais simples e mais direto, menos elaborado na parte de arranjos de cordas, porem mais elaborado nas camas de teclados.
A parte mais complicada da gravação de uma musica vem a ser a parte de execução e definição de andamento, feito isso todo o restante aguarda sorridente e pacinte para que cada coisa vá para o seu devido lugar.
Ao se perceber ou descobrir o pulso exato tudo o mais se encaixa e até o cantor em alguns casos pode parecer um velho crooner, ao não acertar o pulso e em alguns casos até mesmo o tom, bom ai nem o cantor consegue cantar ou canta sem vida sem paixão pois o próprio as vezes desconhece o pulso e não entra, não encaixa., não sei explicar muito bem, mas posso dizer que hoje em dia toco até gaita ao contrário e em tom diferente e encaixa perfeito, mas quando não encaixa tudo o mais rola sem vida e sem paixão, é não conseguir transpor a barreira que separa o que se pode tocar e o pensamento, mais ou menos isso, tá meio esquisito mas é um tipo de truque, um tipo de mágica que alguns malandros conseguem fingir que sabem muito bem.
Uma Lágrima
The Tear Drop –
Robert Burns (1759-1796)
Meu coração é só
angustia, e lágrimas caem dos meus olhos
Faz muito, muito tempo
que a alegria me é estranha
Esquecido e sem amigos
suporto mil montanhas
Sem uma voz doce que
soe em meus ouvidos
Amar-te é o meu
prazer, e profundo desgosto teu encanto
Amar-te é minha
desgraça, e esta lástima te tenho demostrado
Porém o coração
ferido que agora sangra em meu peito
Se sente como um fluxo
incansável que logo será desfeito
Ah se eu fosse e se
acariciar a felicidade eu pudesse
Abaixo em um arroio
jovem, em um cansado castelo verde
Por ali passear entre
melodias permanentes
Aquela lágrima seca
dos teus olhos
Canção – Robert Burns
Tenho mulher só pra mim
Não divido com ninguém
Ninguém vai me pôr chinfrim
Não ponho chifre em ninguém
Tenho um vintém pra gastar
Graças a quem? A ninguém
Não tenho nada a emprestar
Não empresto de ninguém
Eu não sou senhor de escravo
Nem escravo de ninguém
Com minha espada sou bravo
Mas sem ofensa a ninguém
Quero ser o alegre amigo
Sem tristeza por ninguém
Ninguém se importa comigo
Não me importo com ninguém
El
desdichado - Gérard De Nerval
Sou o tenebroso –
o viúvo – o inconsolado,
O príncipe na torre abolida de Aquitânia;
Morta minh’única estrela – meu alaúde constelado
Porta o Sol negro da Melancolia.
O príncipe na torre abolida de Aquitânia;
Morta minh’única estrela – meu alaúde constelado
Porta o Sol negro da Melancolia.
Na noite tumular,
tu que me consolaste,
Traga-me o Pausílipo e o mar d’Itália,
A flor que agradava tanto ao meu coração triste,
E o parreiral onde o pâmpano à rosa se alia.
Traga-me o Pausílipo e o mar d’Itália,
A flor que agradava tanto ao meu coração triste,
E o parreiral onde o pâmpano à rosa se alia.
Serei Amor ou Febo?
… Lusignam ou Byron?
Minha fronte está rubra, ainda, dos beijos da que reina;
Sonhei na gruta em que nada a sirena,
E por duas vezes,
vencedor, atravessei o Aqueron:Minha fronte está rubra, ainda, dos beijos da que reina;
Sonhei na gruta em que nada a sirena,
Modulando alternadamente na lira Orféica,
Os suspiros da santa e os gritos feéricos.
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
As gravações do disco novo.
As gravações do disco novo seguem um ritmo muito peculiar e muito particular.
Me faz bem....um imenso bem., escrever, ensaiar, gravar.
"Outono" (A canção dos trinta anos)
Nunca fui bom nisso mas agora percebo que posso ser, é um passo adiante.
A canção é baseada em um riff e é puro rock and roll, em um instante desacelerei e fiz dela um blues de 12 compassos, lento, lento, lento...as palavras saem uma a uma sendo disparadas como um tiro de pistola ponto 40 hehe.., é uma coisa psicodélica, mas é um ensaio, a canção está indo por outro caminho e quer ser rock and roll é onde ela se situa e soa verdadeira.
A letra é grande e são muitos compassos, não segue uma lógica matemática de métrica e não é um poema musicado é uma canção de rock and roll.
Entre vários compassos vai se alternando os tais dos riffs e preparando para o desfecho final que vem a ser um solo apoteótico de guitarra., mesmo que não venha a ter solo no fim, os próprios riffs fazem com que a musica soe poderosa e talvez no futuro venha a ser ao lado de "Mulheres perdidas na noite" e "Lexotan" ou mesmo "Suave é a noite" ou tantas outras mais que considero meus verdadeiros cavalos de batalhas.
Bom esta é a grande musica do disco e sinto orgulho dela.
O modesto equipamento de meu minúsculo estúdio se resume a uma interface USB a Tascam US122L um microfone condensador Behringer B2 e um pré amplificador mic 200, um par de monitores de referência Samson Resolv 50A e um computador turbinado, tenho os plugins da Waves mas praticamente não uso, e gosto de gravar tudo meio ao vivo.
Me faz bem....um imenso bem., escrever, ensaiar, gravar.
"Outono" (A canção dos trinta anos)
Nunca fui bom nisso mas agora percebo que posso ser, é um passo adiante.
A canção é baseada em um riff e é puro rock and roll, em um instante desacelerei e fiz dela um blues de 12 compassos, lento, lento, lento...as palavras saem uma a uma sendo disparadas como um tiro de pistola ponto 40 hehe.., é uma coisa psicodélica, mas é um ensaio, a canção está indo por outro caminho e quer ser rock and roll é onde ela se situa e soa verdadeira.
A letra é grande e são muitos compassos, não segue uma lógica matemática de métrica e não é um poema musicado é uma canção de rock and roll.
Entre vários compassos vai se alternando os tais dos riffs e preparando para o desfecho final que vem a ser um solo apoteótico de guitarra., mesmo que não venha a ter solo no fim, os próprios riffs fazem com que a musica soe poderosa e talvez no futuro venha a ser ao lado de "Mulheres perdidas na noite" e "Lexotan" ou mesmo "Suave é a noite" ou tantas outras mais que considero meus verdadeiros cavalos de batalhas.
Bom esta é a grande musica do disco e sinto orgulho dela.
O modesto equipamento de meu minúsculo estúdio se resume a uma interface USB a Tascam US122L um microfone condensador Behringer B2 e um pré amplificador mic 200, um par de monitores de referência Samson Resolv 50A e um computador turbinado, tenho os plugins da Waves mas praticamente não uso, e gosto de gravar tudo meio ao vivo.
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