quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Técnicas de composição

Tem um livro que gosto bastante que é o "Dentro do Rock" que são técnicas de composição e explicações de como nascem as canções e todos concordam em um ponto, já existe e está lá, basta acessar, os que conseguem são os que transcendem o tempo e o espaço, não existe véu que encubra nada, é como estar conectado em tudo e até em algo maior e inexplicavel e qualquer um pode fazer isso, sempre cito ele com frequência, gosto da parte que fala que escutar uma canção é escutar o mais intimo pensamento de alguém, ou ainda a parte que fala que uma canção tem o dom de deter o tempo uma breve fração do tempo, é uma citação dali, são várias coisas né, é força mental, força astral, inteligencia, desdobramento, e por ai vai...como diria Raul...”basta ser sincero e desejar profundo”, todo aquele que quer fazer musica penso eu que precisa ler muito e conhecer o velho mundo por dentro e por fora.
Gosto de escrever sobre bebidas, mulheres, jogos, cigarros, trapaças e confusões, não tem nada de mais, e são apenas os temas recorrentes do blues, só isso.

Já fazem dez anos desde meu primeiro disco e por muitas vezes penso na Helena Meireles e na história da vida dela e queria muito que acontecesse algo assim, lá no finzinho da minha vida as minhas musicas acontecerem, vamos ver.

A minha técnica de composição sempre foi andar com papel e caneta anotando tudo, as vezes me sento em um banco de praça ou algum lugar movimentado e começo a escrever sobre as pessoas que passam, tento decifrar o que trazem estampado no ser e fico imaginando onde estariam se pudessem não estar aqui e o que fariam de suas vidas se pudessem inverter tudo e modificar cada escolha cada passo que deram na vida, na maioria das vezes existe um tipo de bondade no olhar das pessoas, é como se elas entendessem o que estou fazendo ali, em outros casos escrevo para determinada pessoa pois eu gostaria de dizer certas coisas para certas pessoas e já não posso mais, as vezes a pessoa já nem está mais aqui e eu guardei aquela lembrança aquele sentimento, e na maioria das vezes a pessoa em questão vai viver e morrer e jamais vai saber que escrevi e cantarolei uma canção sobre ela.
Mas a maioria das vezes é apenas jogo de palavras mesmo.

É importante que toda composição seja feita a partitura da linha melódica e da letra e que seja feito o registro na Biblioteca Nacional no Rio De Janeiro, qualquer universidade oferece um meio de se fazer o registro autoral, tenho tudo registrado, estou finalizando meu disco e estou feliz, já estou nesta etapa e está muito bom, no domingo finalmente gravei “Tudo foi vencido” e ficou muito bom, os vizinhos fizeram silêncio, quase uma coisa religiosa, quase como se soubessem o que eu estava fazendo ali e fiquei feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário